fbpx

Ensaio Newborn: Como escolher seu Fotógrafo

ensaio-newborn-como-escolher-seu-fotógrafo

Ensaio Newborn: Como Escolher seu Fotógrafo

Oi mamãe, hoje nós vamos falar sobre o Ensaio Newborn, como escolher seu fotógrafo. Ao passo que este é um segmento relativamente novo no mercado da fotografia, é muito comum os pais não saberem quais pontos avaliar na contratação deste serviço. Por isso preparamos 8 dicas importantes para você ler antes de contratar.

Dica 1: Contrate um Fotógrafo que tenha Assistente.

Recém-nascido tem peso desproporcional, diferente de um adulto por exemplo. Sua cabeça representa 30% do peso do seu corpo, dessa forma a atenção com suas articulações deve ser redobrada.

Independente do cenário ou pose o bebê não deve ficar sozinho em nenhum momento.

O bebê deve sempre estar ao alcance das mãos de um desses dois profissionais.

É importante saber antes de contratar o serviço quem cuida do bebê enquanto o fotógrafo está com a câmera nas mãos.

Muitas fotos são resultado de fusão de imagens, onde o bebê não pode e não deve ficar sozinho na pose.

 

Dica 2: Escolha um Fotógrafo Especialista em Newborn.

O ensaio newborn é a única fotografia do mundo em que o fotógrafo precisa conhecer profundamente o modelo.

Entender sobre fisiologia, anatomia e reflexos dos bebês é obrigatório. Como o ensaio newborn ocorre nos primeiros dias de vida, esse conhecimento se faz necessário para que o ensaio seja um sucesso.

Assim como existe médicos e advogados especialistas, na fotografia é a mesma coisa. No Brasil existe a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos – ABFRN.

Antes de contratar um profissional é importante fazer uma pesquisa no site e ver quais profissionais da sua região estão aptos a fotografar recém-nascidos.

Clique aqui para ver os fotógrafos especialistas da sua região.

Do mesmo modo existe o Selo SIS, uma especialização em fisiologia e anatomia de recém-nascidos, voltado para fotógrafos especialistas. Qualificação obrigatória no currículo do fotógrafo de newborn responsável.

Clique aqui para procurar os fotógrafos da sua região que estão aptos a trabalharem com recém-nascidos

 

Dica 3: Identifique-se com o Estilo.

Veja os trabalhos publicados e analise se está de acordo com as suas preferências pessoais. É importante lembrar que o ensaio newborn é a criação de uma memória da família que será tida como tesouro em pouquíssimo tempo.

A dica aqui é fugir de modismos com elementos e efeitos que serão ultrapassados em pouco tempo. Sem polêmicas, ok? Mas um exemplo disso são as fotos de noiva em preto e branco somente com o buquê colorido.

Na época pode ter sido bonito, mas hoje, caiu em desuso e é ultrapassado.

 

ensaio-newborn-como-escolher-fotografo

 

Dica 4: Veja Ensaios Completos e não fotos aleatórias.

Ver fotos aleatórias nas redes sociais ajuda a entender o estilo do fotógrafo. Ir no site e ver o portfólio ajuda a entender o trabalho como um todo.

Assim como, conversar e entender o fluxo da sessão é fundamental.

Quem manda no ensaio é o bebê, por isso não é possível prometer determinada pose ou foto.

Ao analisar deste ponto de vista você aumenta as chances de fazer a melhor escolha. Observar o aspecto da imagem como um todo também é importante.

Fotos com qualidade superior, como nitidez e aparência natural tendem a ser mais valiosas com o passar do tempo.

 

Dica 5: Entenda as Regras com Horário.

Cada minuto do ensaio newborn é precioso. A transição de poses e fluxo da sessão é lenta e delicada. Por isso entender e valorizar o tempo do contrato é super importante.

No nosso estúdio por exemplo, nós nunca encerramos o ensaio antes do tempo contratado. Nada mais frustrante do que encerrar a sessão antes do previsto e abrir mão de minutos tão valiosos.

Esse ensaio só poder ser feito uma única vez na vida, e aproveitar todo esse tempo na busca por imagens lindas e perfeitas é parte da nossa missão.

Assim como é importante dizer que quando os pais atrasam nós não compensamos o tempo perdido. Nossa agenda não permite este tipo de manobra e neste caso o tempo perdido não será recuperado.

 

Dica 6: Quem escolhe as fotos?

Saber se é você ou se é o fotógrafo que escolhe as fotos antes de contratar o serviço evita stress e frustração. Cada profissional trabalha de uma maneira e entender isso faz diferença.

Aqui nós optamos por deixar a seleção de fotos com o cliente. Ele recebe um acesso ao nosso sistema e escolhe as fotos de acordo com o plano contratado.

A nossa parte se limita a fazer uma sugestão dentro da galeria, para que o cliente analise, modifique ou aprove.

Isso se deve ao fato da importância deste registro para a família, exemplo: alguns pais valorizam fotos em poses complexas como a do primeiro video acima, outros gostam de ver os detalhes e isso é muito pessoal.

Por mais que esse trabalho seja o melhor do mundo, não nos sentimos no direito de privar os pais do benefício da escolha das fotos, muitas vezes uma determinada expressão pode ser parte da personalidade do bebê e quem conhece isso é a família.

 

Dica 7: Pesquise como foi a experiência de outras pessoas.

O ensaio newborn é uma prestação de serviços, cujo resultado está diretamente ligado a figura do profissional contratado, neste caso o fotógrafo. Converse com outras pessoas que já passaram por essa experiência.

Veja o que é dito nas avaliações do Facebook e sempre que possível, conheça o profissional antes do dia da sessão. Agendar uma reunião é uma excelente opção, você poderá observar muita coisa e esclarecer todas as suas dúvidas pessoalmente.

 

Dica 8: Não caia na armadilha do preço baixo.

Pode parecer um contra-censo, mas, escolher esse tipo de ensaio com base no preço mais barato pode ser um erro.

O ensaio newborn demanda tempo e preparação do fotógrafo, que vai desde cuidados com a escolha de acessórios específicos até a capacitação.

Existe um alto custo envolvido que não pode ser negligenciado, olha por exemplo o preço desta peça que tem a simples função de não deixar a fralda aparente.

roupa-ensaio-newborn

O preço médio de uma roupinha pra ensaio newborn é de R$ 150,00, por ai já se pode ter uma idéia dos valores dos demais itens como cestos, baldinhos, fundos fotográficos e etc.

A dica aqui é se você gostou do trabalho de determinado profissional e o preço está fora do seu orçamento, tente negociar um parcelamento mais longo.

Lembre-se de tudo que você está investindo para a chegada do seu bebê, a única coisa que será pra sempre são as fotos do Ensaio Newborn.